sábado, 13 de junho de 2009

Pesto de Manjericão

Pesto é um molho italiano, originário de Gênova, na Ligúria, norte da Itália (wikipedia).
Não conhecia esse molho e tive a oportunidade de saborear na casa de um amigo. Achei muito saboroso e repeti em casa com alguns toques. O Pesto original eh feito em um pilão com folhas de majericão, mas dá para fazer com agrião ou rúcula. Provei os três tipos, e sinceramente, não sei qual é o melhor. Para acompanhar o pesto eu acho melhor um macarrão tipo penne de boa marca. Uma boa carne para acompanhar também pode,mas não é necessário. Com vinho fica ainda melhor.
Receita:
60 g de manjericão, rúcula ou agrião.
Parmesão ralado (20g)
40g de castanha de cajú
1/2 xícara de azeite ( use um de qualidade extra virgem)
2s pedras de gelo ( fiquei me perguntando por que gelo, mas descobri... é para deixar o verdinho das folhas..)
3 dentes de alho
sal a gosto
Pega tudo e joga no liquidificador e bate ( pode usar o tal do pilão que dá um charme mais, pois vai deixar algumas folhas intactas).
depois de batido joga por cima do macarrão.
muito simples e garanto que o gosto é muito bom.
Até a próxima


Um comentário:

  1. Este tipo de molho é realmente muito bom. Eu já conhecia, mas não sabia como é simples fazê-lo. Com certeza vou aumentar minha plantação de manjericão. MAS PRESTE ATENÇÃO QUE EU INVENTEI UMA COMIDINHA NOVA. MISTURA FINGER FOOD COM SLOW FOOD E É SUPER PRÁTICO: BASTA COLOCAR E PRENSAR UM PÃO DE QUEIJO (DESTES CONJELADOS)EM UMA CHAPA SANDUICHEIRA. O PÃO DE QUEIJO VIRA UM DISCO CROCANTE POR FORA, MACIO POR DENTRO E COM UM SABOR MELHOR DO QUE ASSADO. JÁ COMI(COMEMOS, EU E MINHA FAMÍLIA) PURO, COM REQUEIJÃO, QUEIJO, PRESUNTO E ATÉ COM DOCE DE LEITE. AGORA VOU EXPERIMENTAR COM MOLHO PESTO "CASEIRO". EXPERIMENTEM ESTA COMIDINHA QUE AINDA NÃO TEM NOME, ATÉ AGORA ORIGINÁRIA DE PENDOTIBA, EM NITERÓI, SUDESTE DO BRASIL.
    SE GOSTAREM, MANDEM SUGESTÕES DE NOMES EM FRANCÊS (SE QUISERMOS GUARDAR EM SEGREDO A RECEITA), EM INGLÊS (SE QUISERMOS COMERCIALIZAR EM UMA GRANDE REDE DE FAST FOOD), EM INDIANO (PARA SEGUIR MODA DA NOVELA) OU EM LULÊS ( "QUAL QUÉ" NOME SEM SENTIDO OU COMPROMISSO COM A VERDADE, MAS QUE TEM UM EFEITO SURPREENDENTE DE ACEITAÇÃO E CONVENCIMENTO A GRANDE MAIORIA DAS PESSOAS)

    ResponderExcluir